O diretor Quentin Tarantino está sendo processado pelo estúdio Miramax pelo lançamento de NFT (Token não fungível) para seu clássico filme de 1994, Pulp Fiction . No início deste mês , Tarantino e Secret Network anunciaram que sete NFTs secretos baseados em Pulp Fiction estão sendo lançados, incluindo cenas que foram cortadas do filme. Além disso, quem comprar os NFTs também terá acesso exclusivo aos extras, incluindo comentários de Tarantino. Os ativos serão únicos e ficarão visíveis apenas para o proprietário do NFT.
O filme Pulp Fiction foi lançado pela Miramax, que tem seus próprios planos de lançar NFTs para o longa, alega que Tarantino não detém os direitos de lançamento da linha NFT e que sua equipe acrescentou gols para a linha após um cessar-e-desistir carta foi enviada.
Parte da ação judicial da Miramax é a seguinte:
“A conduta de Tarantino forçou a Miramax a abrir este processo contra um valioso colaborador, a fim de fazer cumprir, preservar e proteger seus direitos contratuais e de propriedade intelectual relativos a uma das propriedades cinematográficas mais icônicas e valiosas da Miramax”, prossegue. “Se não for controlada, a conduta de Tarantino pode induzir outros a acreditar que a Miramax está envolvida em seu empreendimento. E também pode induzir outras pessoas a acreditar que têm o direito de buscar negócios ou ofertas semelhantes, quando na verdade a Miramax detém os direitos necessários para desenvolver, comercializar e vender NFTs relacionados à sua biblioteca de filmes profunda. ”
Em um comunicado, Bart Williams, sócio da Proskauer Rose LLP, que está representando a Miramax no processo, disse o seguinte: “Este grupo optou por negligenciar de forma temerária, gananciosa e intencional o acordo que Quentin assinou em vez de seguir as regras legais claras e abordagem ética de simplesmente comunicar-se com a Miramax sobre suas idéias propostas. Este esforço único desvaloriza os direitos NFT de Pulp Fiction , que a Miramax pretende maximizar por meio de uma abordagem estratégica e abrangente. ”
Os advogados de Tarantino disseram que o diretor tem "Direitos Reservados" e os direitos de publicar seu próprio roteiro. Tarantino e Miramax colaboraram em vários filmes, incluindo Reservoir Dogs , Jackie Brown , Kill Bill: Volume 1 e Volume 2 .