O imparável Juggernaut é um dos vilões mais memoráveis dos X-Men, mas ele tem uma razão muito boa para odiar o Professor Xavier e seus mutantes.
O Juggernaut é um dos mais famosos (e mais mortais) inimigos clássicos dos X-Men e guarda um profundo ressentimento em relação ao time mutante - mas especialmente em relação a Charles Xavier, seu meio-irmão . A superforça e quase invencibilidade de Cain Marko não se originam de um gene mutante, já que o personagem não é um mutante. Ele é, no entanto, um vilão que não deve ser subestimado de nenhuma forma.
Quando o pai de Charles Xavier foi morto durante um teste atômico (Xavier mais tarde se perguntou se os poderes mutantes vinham da exposição à radiação atômica ), o faminto por poder Kurt Marko (Pai de Juggernaut) se casou com a mãe de Xavier, controlando assim a herança de Charles. Cain, o filho de Kurt de um casamento anterior, imediatamente começou a intimidar o jovem Xavier, ressentindo-se dele por seu intelecto. Cain acidentalmente matou seu pai durante uma discussão em um laboratório, deixando-o sem pai - e qualquer orientação que pudesse ter evitado seu mau comportamento. Quando Xavier usou suas crescentes habilidades mentais mutantes para prever os movimentos de Marko em uma luta - e assim vencer um oponente maior do que ele - Marko odiou Xavier mais do que nunca.
Os dois acabariam servindo na Guerra da Coréia (isso numa época em que Xavier ainda tinha o uso das pernas). Cain Marko, com toda a sua fanfarronice agressiva, desertou sob fogo e fugiu para uma caverna próxima. Xavier o seguiu para lembrá-lo de que tal ofensa levaria para corte marcial - e a dupla tropeçou, de acordo com Xavier, "... o sagrado templo perdido de Cyttorak! As lendas o alertam há séculos!" Caim impulsivamente agarra um rubi ao lado de uma estátua de ouro, lendo a inscrição: "Doravante, você que lê estas palavras se tornará para sempre um rolo compressor humano!" Conforme Cain se transforma, Xavier escapa da caverna assim que ela começa a desmoronar, enterrando Marko.
Quando Cain Marko - agora o Juggernaut - finalmente emergiu da caverna e invadiu a mansão de Xavier, os X-Men trabalharam em equipe para derrubá-lo (seu capacete estava protegido contra os ataques psíquicos de Xavier). Ele culpou Xavier por seu destino, e seu ódio se espalhou para os X-Men. Marko acabaria por fazer as pazes com os X-Men depois que o demônio Cyttorak tomou uma parte de seu poder, deixando Marko perdido e sem rumo na vida. Mas para ter uma chance em uma luta contra o Incrível Hulk, Juggernaut fez um acordo com Cyttorak para recuperar seu poder - apenas se ele cedesse aos seus caminhos egoístas mais uma vez. Hulk venceu a luta, deixando um amargo Caim acreditando que seu sacrifício foi em vão.
Cain Marko eventualmente realizou atos heróicos, mas Xavier não o perdoa por suas transgressões. Ele não é bem-vindo na ilha de Krakoa na reinicialização dos X-Men 2018 de Jonathan Hickman .