J.J. Abrams revelou que sua experiência com Star Wars ensinou a importância de ter um plano.
Diretor dos Episódios VII e IX, o cineasta afirmou ao Collider que sua experiência anterior o direcionou a seguir o caminho contrário. Citando projetos na TV, Abrams explicou que estava acostumado a criar de acordo com as necessidades de um projeto – que vão desde um ator que rouba a cena, até relacionamentos que não funcionam conforme planejado.
“A lição é que você tem que planejar as coisas da melhor maneira que puder e precisa sempre ser capaz de responder ao inesperado. E o inesperado pode aparecer de todas as formas, então acho que não há nada mais importante do que saber para onde está indo.”
J.J. Abrams relembrou também as diferentes situações que passou em sua carreira, como ideias que não foram trabalhadas o suficiente ou ser impedido de executá-las como planejado. Por fim, ele cita que um dos grandes problemas era justamente a falta de planos.
“Nunca se sabe, mas aprendi – em alguns casos da forma difícil – que ter um plano é a coisa mais crítica, porque de outra forma você não sabe o que está construindo. Não sabe o que enfatizar. Porque se você não sabe o inevitável da história, você só é tão bom quanto a última cena, ou efeito, ou piada, ou o que quer que seja. Mas você quer levar [o espectador] a algo inevitável.”
Todos os filmes da saga Star Wars e seus derivados estão disponíveis no Disney+.