Na superfície, o estilo do sitcom de WandaVision não poderia estar mais longe do filme Joker de Joaquin Phoenix, mas os dois são mais parecidos do que parecem.
O Joker quebrou o molde de uma história em quadrinhos da DC, e agora a WandaVision está fazendo algo semelhante no MCU - mas os dois são mais parecidos do que parecem. Há tempo atrás, quando os cinemas eram abertos, Joker adicionou uma dose bem-vinda de melancolia ao final de 2019. Com Joaquin Phoenixno papel-título e Todd Phillips dirigindo, Joker marcou a mudança da DC de um formato de universo estritamente compartilhado e se tornou uma história de sucesso inesperado, chegando a US $ 1 bilhão nas bilheterias e, em um super-herói pela primeira vez, fazendo uma marca respeitável no Oscar.Todo o quadro da Marvel mudou para acomodar atrasos da pandemia, mas o MCU fez um retorno bem-vindo em 2021 com WandaVision no Disney +. O primeiro de uma longa linha de shows de ação do MCU a caminho, WandaVision se passa no rescaldo de Vingadore: Ultimato e é estrelado por Wanda Maximoff de ''Elizabeth Olsen'', mais conhecido como Scarlet Witch, e Visão de Paul Bettany. Recebido positivamente até agora, WandaVision parece ser outro grande lançador da máquina Marvel.
De fora, Joker e WandaVision parecem ter muito pouco em comum, exceto suas raízes em quadrinhos. Na verdade, pode até ser sugerido que o esforço de 2019 da DC e a estreia da Marvel na Disney + ocupam extremos totalmente opostos do espectro dos super-heróis. Sob um exame mais atento, no entanto, Clown Prince of Crime de Joaquin Phoenix e Scarlet Which-sitcom-will-they-parody-next existem fundamentalmente dentro do mesmo estádio distorcido.
Joker E WandaVision Quebram O Molde Dos Quadrinhos
Desde que os super-heróis fizeram a transição das páginas dos quadrinhos para as telas grandes e pequenas, o formato básico de cada conto permaneceu o mesmo. O herói enfrenta um vilão e, inevitavelmente, sai vitorioso. O tom pode mudar, pode haver mais de um vilão e pode levar dois filmes inteiros antes que o bandido finalmente caia, mas essa estrutura central permaneceu verdadeira de Batman de 1960 a Mulher Maravilha de 1984 . Embora algumas adaptações da DC e da Marvel tenham feito tentativas sutis de sair da zona de conforto dos quadrinhos, o Coringa foi o primeiro a quebrar essas barreiras e desconstruir a noção do que uma "super" história é capaz. Não há uma verdadeira dinâmica de herói e vilão, e a narrativa tradicional de blockbuster é ignorada em favor de algo mais próximo de um filme independente. O tom é opressivo e desconfortável, e Joaquin Phoenix oferece uma exploração do personagem vencedor do Oscar de um indivíduo profundamente perturbado - embora um que normalmente ache o Batman chato e cacarejante.Assim como Joker pegou os fãs de DC desprevenidos, WandaVision é um lançamento desafiador para os fiéis MCU. Desde o Homem de Ferro de 2008 até o epílogo da Fase 3 de Homem-Aranha: Longe de Casa , o MCU tem sido tão confiável quanto bem-sucedido. Tudo é lançado no mesmo ritmo, com apenas pequenos desvios de estilo e tom ( Doctor Strange trippy, GOTG engraçado, Thor Norse-y, etc.) WandaVision é um passo grande e ousado para longe desse modelo - uma mudança experimental apenas possível graças para a residência de Wanda e Vision na Disney + . Embora haja provavelmente é um lugar vilão em WandaVision, não é assim que a história é configurada. Em vez disso, o show compreende pequenas paródias de sitcoms ao longo das décadas, com os personagens-título embarcando em trapalhadas americanas clássicas, como "chefe vindo para jantar" e "tentando desesperadamente se encaixar com os vizinhos".
Assim como Joker , WandaVision rompe com as noções estabelecidas de "super-herói" e "supervilão" e pode ser considerada uma história em quadrinhos apenas no nome. Além dos títulos dos personagens principais e do design marcante de Vision, há muito pouco conectando WandaVision à marca Marvel mais ampla, e isso cria outro paralelo com Joker . A história de Arthur Fleck poderia ter acontecido em qualquer cidade diferente de Gotham sem alterar o enredo principal de forma alguma. Da mesma forma, Westview poderia facilmente existir como um thriller psicológico por si só, longe do rebanho da Marvel.
RELACIONADO:
WandaVision Prova Que O MCU Desperdiçou Elizabeth Olsen
As Análises De Arthur Fleck E Wanda São As Mesmas
As semelhanças entre Joker e WandaVision vão além de apenas suas abordagens revolucionárias ao subgênero de super-heróis - ambos pretendem explorar as mentes de personagens que estão passando por uma reinvenção mental intensa. Em Joker , o público é apresentado ao oprimido Arthur Fleck. À medida que a vida do palhaço se desfaz lentamente, ele chega ao ponto de ruptura e se transforma no Coringa - uma nova identidade própria, com arrogância confiante, talento de showman e um visual totalmente novo. Sem querer, a personalidade do Coringa de Fleck desencadeia uma revolta generalizada em Gotham City, criando um efeito de arrastamento de caos, morte e medo. Essencialmente, Fleck cria Joker como uma forma de escapar de sua angústia mental e demônios internos, e o mundo ao seu redor se molda a essa imagem, refletindo as emoções perturbadas do personagem principal.Com um elemento sobrenatural adicionado, Wanda Maximoff parece estar fazendo exatamente o mesmo em WandaVision . Como Fleck, Wanda está lidando com um monte de traumas não resolvidos, muitos dos quais combinam - uma infância conturbada, encarceramento (HYDRA / Arkham), falta de figuras parentais, a morte de um membro da família (embora Joker tenha cometido o ato ele mesmo , naturalmente), e a gota d'água, a perda de um amante (o de Joker era imaginário, mas seu sentimento de perda era real). Depois de assistir Thanos abrir a cabeça de Visão como uma fruta madura, Scarlet Witchagora está habitando Westview - um lugar onde ela pode viver em êxtase com a Visão, tendo filhos e participando de shows de talentos locais apenas para escapar da dor e tristeza de perder o andróide. Como Fleck antes dela, a criação transformadora de Wanda se expandiu para afetar o mundo em geral. Não está exatamente claro como ainda, mas o envolvimento do SWORD prova que Westview está causando problemas fora da mente perturbada de Wanda.
Joker E WandaVision Usam Tropos De Terror (Para Efeitos Muito Diferentes)
Joker e WandaVision se libertam da bolha de super-heróis para retratar o colapso de um personagem de quadrinhos, mas as duas histórias também contam com o terror para superar o conflito de seus súditos. A forma que esse horror assume, entretanto, é completamente diferente. Joker é externamente perturbador desde o início. Arthur Fleck comete assassinatos brutais, e a direção de Phillips é inflexível, mostrando cada morte em detalhes horríveis que beiram o sádico e justificam essa classificação R completamente. O estado mental de Fleck também é incrivelmente exposto em Joker , que usa conversas reveladoras com um pobre Arkhammédico e momentos torturantes de solidão para destacar a moralidade rapidamente decadente do personagem. Quando Fleck se ilude, inventando um relacionamento com a garota da porta ao lado, Joker explicitamente revela a falsidade. A menos que todo o filme seja uma mentira, caso em que ele realmente é a Bruxa de Lábio Escarlate.O uso do terror pela WandaVision é tão sutil quanto o de Joker é explícito. Em vez da aparência desagradável e sombria da transformação de Arthur Fleck, Wanda se esconde por trás da fachada mais feliz que se possa imaginar - a existência idílica de um personagem de sitcom. O tom despreocupado de WandaVision não poderia estar mais longe das expressões doloridas de Joker , mas a série Disney + usa sua própria marca de terror, tecendo nos sorrisos falsos assustadores do subúrbio americano como algo saído direto do "buraco negro do Soundgarden Vídeo da Sun ". O chefe de Vision engasgando enquanto sua esposa lhe diz para parar, Herb , o vizinho, felizmente cortando sua parede , e a estranha inexistência de Agnes ' , mas pelo caminho super alegre, em vez de chafurdar nos corredores sombrios da mente de Arthur Fleck.
Sem dúvida, Joker e WandaVision são companheiros estranhos. Um começa com um futuro assassino sendo espancado por bandidos e lamentando para seu psicólogo; outro começa com uma alegre canção-tema dos anos 1950. Mas ambos representam o mesmo passo para suas respectivas marcas - uma vontade de levar personagens de quadrinhos além dos limites da convenção e em um mundo completamente novo nascido de uma mente perturbada.